LEI ORDINÁRIA nº 468, de 22 de junho de 2015

Identificação Básica

Norma Jurídica

LEI ORDINÁRIA

468

2015

22 de Junho de 2015

APROVA O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - PME DE CABECEIRA GRANDE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

a A

Aprova o Plano Municipal de Educação - PME de Cabeceira Grande e dá outras providências.

    O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE CABECEIRA GRANDE, Estado de Minas Gerais, no uso da atribuição que lhe confere o artigo 76, inciso III da Lei Orgânica do Município, faz saber que a Câmara Municipal de Cabeceira Grande decreta e ele, em seu nome, sanciona e promulga a seguinte Lei:

      Art. 1º. 
      Fica aprovado o Plano Municipal de Educação, identificado pela sigla PME, com vigência por 10 (dez) anos, a contar da publicação desta Lei, na forma do Anexo Único do presente Diploma Legal, com vistas ao cumprimento do disposto no artigo 214 da Constituição Federal c/c o disposto na Lei Federal n.º 13.005, de 25 de junho de 2014.
        Art. 2º. 
        São diretrizes do PME:
          I – 
          erradicação do analfabetismo;
            II – 
            universalização do atendimento escolar;
              III – 
              superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação;
                IV – 
                melhoria da qualidade da educação;
                  V – 
                  formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade;
                    VI – 
                    promoção do princípio da gestão democrática da educação pública;
                      VII – 
                      promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do País;
                        VIII – 
                        estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do Produto Interno Bruto - PIB, que assegure atendimento às necessidades de expansão, com padrão de qualidade e equidade;
                          IX – 
                          valorização dos (as) profissionais da educação; e
                            X – 
                            promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.
                              Art. 3º. 
                              As metas previstas no Anexo Único desta Lei serão cumpridas no prazo de vigência deste PME, desde que não haja prazo inferior definido para metas e estratégias específicas.
                                Art. 4º. 
                                As metas previstas no Anexo Único desta Lei deverão ter como referência a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD, o censo demográfico e os censos da educação básica e superior mais atualizados, disponíveis na data da publicação desta Lei.
                                  Art. 5º. 
                                  A execução do PME e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados pelas seguintes instâncias:
                                    I – 
                                    Secretaria Municipal da Educação;
                                      II – 
                                      Câmara Municipal de Cabeceira Grande; e
                                        III – 
                                        Conselho Municipal de Educação.
                                          § 1º 
                                          Compete, ainda, às instâncias referidas no caput deste artigo:
                                            I – 
                                            divulgar os resultados do monitoramento e das avaliações nos respectivos sítios institucionais da internet;
                                              II – 
                                              analisar e propor políticas públicas para assegurar a implementação das estratégias e o cumprimento das metas; e
                                                III – 
                                                analisar e propor a revisão do percentual de investimento público em educação.
                                                  § 2º 
                                                  A meta progressiva do investimento público em educação será avaliada no quarto ano de vigência do PME e poderá ser ampliada por meio de lei para atender às necessidades financeiras do cumprimento das demais metas.
                                                    Art. 6º. 
                                                    O Município promoverá a realização de pelo menos 2 (duas) conferências municipais de educação até o final do PME articuladas e coordenadas pela Secretaria Municipal da Educação em parceria com outros órgãos relacionados a Educação.
                                                      Parágrafo único  
                                                      As conferências de educação realizar-se-ão com intervalo de até 4 (quatro) anos entre elas, com o objetivo de avaliar a execução deste PME e subsidiar a elaboração do PMDE para o decênio subsequente.
                                                        Art. 7º. 
                                                        O Município, em regime de colaboração com a União, o Estado de Minas Gerais, atuará visando ao alcance das metas e à implementação das estratégias objeto deste Plano.
                                                          § 1º 
                                                          Caberá aos gestores do Município a adoção das medidas governamentais necessárias ao alcance das metas previstas neste PME.
                                                            § 2º 
                                                            As estratégias definidas no Anexo Único desta Lei não elidem a adoção de medidas adicionais em âmbito local ou de instrumentos jurídicos que formalizem a cooperação entre os entes federados, podendo ser complementadas por mecanismos nacionais e locais de coordenação e colaboração recíproca.
                                                              § 3º 
                                                              O Município criará mecanismos para o acompanhamento local da consecução das metas do PME.
                                                                § 4º 
                                                                Haverá regime de colaboração específico para a implementação de modalidades de educação escolar que necessitem considerar territórios étnico-educacionais e a utilização de estratégias que levem em conta as identidades e especificidades socioculturais e linguísticas de cada comunidade envolvida, assegurada a consulta prévia e informada a essa comunidade.
                                                                  § 5º 
                                                                  O fortalecimento do regime de colaboração entre o Município e o Estado de Minas Gerais incluirá a instituição de instâncias permanentes de negociação, cooperação e pactuação.
                                                                    Art. 9º. 
                                                                    O Município criará e aprovará leis específicas disciplinando a gestão democrática da educação pública nos respectivos âmbitos de atuação, até junho de 2016, adequando, quando for o caso, a legislação local já adotada com essa finalidade.
                                                                      Art. 10º. 
                                                                      O Plano Plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais, peças que compõem o ciclo orçamentário, do Município serão formulados de maneira a assegurar a consignação de dotações orçamentárias compatíveis com as diretrizes, metas e estratégias deste PME, a fim de viabilizar sua plena execução.
                                                                        Art. 11. 
                                                                        O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, coordenado pela União, em colaboração com o Estado de Minas Gerais, e o Município, constituirá fonte de informação para a avaliação da qualidade da educação básica e para a orientação das políticas públicas desse nível de ensino.
                                                                          Art. 12. 
                                                                          Até o final do primeiro semestre do 9º (nono) ano de vigência deste PME, o Poder Executivo encaminhará a Câmara Municipal de Cabeceira Grande, sem prejuízo das prerrogativas deste Poder, o projeto de lei referente ao Plano Municipal de Educação a vigorar no período decenal subsequente, que incluirá diagnóstico, diretrizes, metas e estratégias para o próximo decênio.
                                                                            Art. 13. 
                                                                            Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

                                                                               

                                                                              Cabeceira Grande, 16 de junho de 2015; 19º da Instalação do Município.

                                                                               

                                                                              ODILON DE OLIVEIRA E SILVA

                                                                              Prefeito

                                                                               

                                                                              DAILTON GERALDO RODRIGUES GONÇALVES

                                                                              Consultor Jurídico, Legislativo, de Governo e Assuntos Administrativos e Institucionais

                                                                               

                                                                              DALVANEI RODRIGUES DE ALMEIDA

                                                                              Secretário Municipal da Educação – Interino

                                                                               

                                                                              "Este texto não substitui o original"

                                                                                Anexo I

                                                                                ANEXO ÚNICO A QUE SE REFERE A LEI N.º 468, DE 16 DE JUNHO DE 2015.

                                                                                  PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - PME

                                                                                   MUNICÍPIO DE CABECEIRA GRANDE (MG)

                                                                                    

                                                                                  2015

                                                                                   

                                                                                  SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                  PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

                                                                                   

                                                                                    

                                                                                   

                                                                                  VIGÊNCIA: 2015 a 2025

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                    

                                                                                  Cabeceira Grande - MG

                                                                                  2015

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                  “… nas condições de verdadeira aprendizagem os educandos vão se transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinado, ao lado do educador,  igualmente sujeito do processo.”

                                                                                   

                                                                                  Paulo Freire

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                  PREFEITURA DE CABECEIRA GRANDE

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                  SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                  ODILON DE OLIVEIRA E SILVA

                                                                                  Prefeito

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                  DAILTON GERALDO RODRIGUES GONÇALVES

                                                                                  Consultor Jurídico, Legislativo, de Governo e Assuntos Administrativos e Institucionais.

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                  COMISSÃO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RESPONSÁVEL PELA COORDENAÇÃO DA ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CABECEIRA GRANDE, INSTIUÍDA PELO DECRETO Nº 1.850, DE 16 DE ABRIL DE 2015,

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                  Presidente da Comissão

                                                                                  Solange Martins Ferreira

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                  Vice Presidente da Comissão

                                                                                  Leonor Costa Vale

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                  Membros

                                                                                  Dailton Geraldo Rodrigues Gonçalves

                                                                                  Julbertina Cândida de Jesus Ornelas

                                                                                  Alexandra Maria de Carvalho

                                                                                  Bernadete Alves de Sousa

                                                                                  Neomar Cássia da Costa

                                                                                  Nair Joaquim dos Santos Lopes

                                                                                  Dalva Antônio da Silva

                                                                                  Marina Aparecida de Almeida

                                                                                  Alan Xavier Vargas Gonçalves

                                                                                  Maria Valdirene Ferreira

                                                                                  Raquel Vaz da Silva

                                                                                  Paulo Simei Ribeiro

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                  Equipe Técnica

                                                                                  Maria José de Sousa Fonsêca

                                                                                  Ana Dornas Moraes

                                                                                  Amanda Silva Dias

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                  SUMÁRIO

                                                                                  1 – INTRODUÇÃO

                                                                                  10

                                                                                  2 – CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO

                                                                                  12

                                                                                  2.1 – ASPECTOS GERAIS

                                                                                  12

                                                                                  2.2 – ASPECTOS DEMOGRÁFICOS

                                                                                  13

                                                                                  2.3 – ASPECTOS SOCIAIS

                                                                                  14

                                                                                  2.3.1 – Índice de Desenvolvimento Humano

                                                                                  16

                                                                                  2.4 – ASPECTOS ECONÔMICOS

                                                                                  16

                                                                                  2.4.1 – Produção

                                                                                  16

                                                                                  2.4.2 – Mercado de Trabalho

                                                                                  19

                                                                                  2.5 – ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

                                                                                  21

                                                                                  2.5.1 – Estrutura

                                                                                  21

                                                                                  2.5.2 – Capacidade técnica

                                                                                  21

                                                                                  2.5.3 – Finanças

                                                                                  22

                                                                                  2.5.4 – Planejamento

                                                                                  24

                                                                                  3 – PLANOS DE EDUCAÇÃO

                                                                                  25

                                                                                  4 – EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO

                                                                                  26

                                                                                  4.1 – HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO

                                                                                  26

                                                                                  4.2 – DIAGNÓSTICO DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO

                                                                                  27

                                                                                  4.2.1 – Garantia do Direito à Educação Básica com Qualidade

                                                                                  28

                                                                                  METAS E ESTRATÉGIAS

                                                                                  29

                                                                                  4.2.1.1 – Educação Infantil

                                                                                  29

                                                                                  4.2.1.2 – Ensino Fundamental

                                                                                  31

                                                                                  4.2.1.3 – Ensino Médio

                                                                                  35

                                                                                  4.2.1.4 – Educação Especial/Inclusiva

                                                                                  38

                                                                                  4.2.1.5 – Alfabetização

                                                                                  41

                                                                                  4.2.1.6 – Educação em Tempo Integral

                                                                                  43

                                                                                  4.2.1.7 – Aprendizado Adequado na Idade Certa

                                                                                  46

                                                                                  4.2.1.8 – Escolaridade Média

                                                                                  52

                                                                                  4.2.1.9 – Alfabetização e Alfabetismo de Jovens e Adultos

                                                                                  53

                                                                                  4.2.1.10 – EJA Integrada a Educação Profissional

                                                                                  55

                                                                                  4.2.2 – EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

                                                                                  57

                                                                                  4.2.2.1 – Educação Superior

                                                                                  58

                                                                                  4.2.2.2  – Formação de Professores

                                                                                  60

                                                                                  4.2.2.3 – Formação continuada e pós-graduação de Professores

                                                                                  62

                                                                                  4.2.2.4 – Valorização do professor

                                                                                  63

                                                                                  4.2.2.6 – Gestão democrática

                                                                                  65

                                                                                  4.2.2.7 – Financiamento da Educação

                                                                                  66

                                                                                  5 – ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

                                                                                  69

                                                                                  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

                                                                                  70

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                  SUMÁRIO DE GRÁFICOS

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                  GRÁFICO 1 – Taxa de crescimento anual – 2000 e 2010

                                                                                  13

                                                                                  GRÁFICO 2 – População residente no município por faixa etária – 2000 e

                                                                                  14

                                                                                  GRÁFICO 3 – Porcentagem de homens e mulheres do município de Cabeceira Grande – MG

                                                                                   

                                                                                  15

                                                                                  GRÁFICO 4 – Atendimento no PAIF e nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – 2012                                                                                        

                                                                                   

                                                                                  15

                                                                                  GRÁFICO 5 –  Participação dos setores econômicos no Produto Interno Bruto do  Município – 2010

                                                                                   

                                                                                  17

                                                                                  GRÁFICO 6 – Taxa de crescimento do PIB nominal por setor econômico no Município e no Estado – 2005 a 2010

                                                                                   

                                                                                  17

                                                                                  GRÁFICO 7 – Distribuição das 5 (cinco) principais culturas de rebanho do município – 2011

                                                                                   

                                                                                  18

                                                                                  GRÁFICO 8 – Distribuição das 5 (cinco) principais culturas de agricultura do município, segundo condição permanente/temporária (toneladas) – 2011

                                                                                   

                                                                                  18

                                                                                  GRÁFICO 9 – Índice de desemprego

                                                                                  19

                                                                                  GRÁFICO 10 – Mulheres desempregadas

                                                                                  19

                                                                                  GRÁFICO 11 – Taxa de desemprego por área selecionada – 2010

                                                                                  20

                                                                                  GRÁFICO 12 – Pessoas ocupadas por posição na ocupação – 2010

                                                                                  20

                                                                                  GRÁFICO 13 - Admitidos e desligados no município – 2005 a 2010

                                                                                  21

                                                                                  GRÁFICO 14 – Total de servidores da administração municipal segundo tipo de vínculo – 2011

                                                                                   

                                                                                  22

                                                                                  GRÁFICO 15 – Distribuição percentual das 5 (cinco) principais despesas do município – 2011

                                                                                   

                                                                                  24

                                                                                  GRÁFICO 16 – Educação

                                                                                  27

                                                                                  GRÁFICO 17 – Percentual de crianças atendidas na rede educacional por faixa etária – 2010

                                                                                   

                                                                                  28

                                                                                  GRÁFICO 18 – Metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) – 2009 a 2011

                                                                                   

                                                                                  28

                                                                                   GRÁFICO 19 – Percentual da população de 0 a 3 anos que frequenta a escola

                                                                                  30

                                                                                  GRÁFICO 20 – Percentual da população de 4 e 5 anos que frequenta a escola

                                                                                  30

                                                                                  GRÁFICO 21 – Percentual da população de 6 a 14 anos que frequenta a escola

                                                                                  32

                                                                                  GRÁFICO 22 – Percentual de pessoas de 16 anos com pelo menos o ensino fundamental concluído

                                                                                   

                                                                                  32

                                                                                  GRÁFICO 23 – População de 6 a 14 anos

                                                                                  33

                                                                                  GRÁFICO 24 – Percentual da população de 15 a 17 anos que frequenta a escola

                                                                                  36

                                                                                  GRÁFICO 25 – Taxa de escolarização líquida no ensino médio da população de 15 a 17 anos

                                                                                   

                                                                                  36

                                                                                  GRÁFICO 26 – Percentual da população de 4 a 17 anos com deficiência que frequenta a escola

                                                                                   

                                                                                  39

                                                                                  GRÁFICO 27 – Taxa de alfabetização de crianças que concluíram o 3º ano do ensino fundamental

                                                                                   

                                                                                  42

                                                                                  GRÁFICO 28 – Percentual de escolas públicas com alunos que permanecem pelo menos 7h em atividades escolares

                                                                                   

                                                                                  44

                                                                                  GRÁFICO 29 – Percentual de alunos que permanecem pelo menos 7h em atividades escolares

                                                                                   

                                                                                  45

                                                                                  GRÁFICO 30 – IDEB observado e Meta projetada do 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Cabeceira Grande

                                                                                   

                                                                                  47

                                                                                  GRÁFICO 31 – IDEB observado e Meta projetada do 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública do municipal de Cabeceira Grande

                                                                                   

                                                                                  49

                                                                                  GRÁFICO 32 – Escolaridade média da população de 18 a 29 anos

                                                                                  53

                                                                                  GRÁFICO 33 – Taxa de alfabetização da população de 15 anos ou mais de idade

                                                                                  54

                                                                                  GRÁFICO 34 – Taxa de analfabetismo funcional da população de 15 anos ou mais de idade

                                                                                   

                                                                                  54

                                                                                  GRÁFICO 35 – Percentual de matrículas de educação de jovens e adultos na forma integrada à educação profissional

                                                                                   

                                                                                  56

                                                                                  GRÁFICO 36 – Taxa de escolarização bruta na educação superior da população de 18 a 24 anos

                                                                                   

                                                                                  59

                                                                                  GRÁFICO 37 – Taxa de escolarização líquida na educação superior da população de 18 a 24 anos

                                                                                   

                                                                                  59

                                                                                  GRÁFICO 38 – Percentual de professores da educação básica com pós-graduação lato sensu ou stricto sensu

                                                                                   

                                                                                  62

                                                                                  GRÁFICO 39 – Razão entre salários dos professores da educação básica, na rede pública (não federal), e não professores, com escolaridade equivalente

                                                                                   

                                                                                  64

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                  SUMÁRIO DE TABELAS E QUADROS

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                  TABELA 1 – Índice de Desenvolvimento Humano Municipal e seus componentes – Cabeceira Grande

                                                                                   

                                                                                  16

                                                                                  TABELA 2 – Quantidade de agricultores cadastrados com DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf)

                                                                                   

                                                                                  19

                                                                                  TABELA 3 – Taxa de Distorção Idade-série por rede – Anos Iniciais do Ensino Fundamental

                                                                                   

                                                                                  33

                                                                                  TABELA 4 – Taxa de Distorção Idade-série por rede – Anos Finais do Ensino Fundamental

                                                                                   

                                                                                  34

                                                                                  TABELA 5 – Taxa de Distorção Idade-série por rede – Ensino Médio

                                                                                  36

                                                                                  TABELA 6 – Taxa de matrícula total de alunos com deficiência nas classes da educação básica

                                                                                   

                                                                                  39

                                                                                  TABELA 7 – Taxa de matrícula de alunos com deficiência nas classes comuns por etapas, da educação básica

                                                                                   

                                                                                  40

                                                                                  TABELA 8 – Porcentagem de escolas com salas de recursos multifuncionais

                                                                                  40

                                                                                  TABELA 9 – Percentual de escolas públicas com alunos que permanecem pelo menos 7h em atividades escolares por etapa de ensino

                                                                                   

                                                                                  44

                                                                                  TABELA 10 – Média de horas-aula diária dos alunos por etapa de ensino

                                                                                  45

                                                                                  TABELA 11 – Metas Nacionais  estabelecidas pelo IDEB

                                                                                  46

                                                                                  TABELA 12 – Taxas de rendimento – Anos Iniciais do Ensino Fundamental

                                                                                  48

                                                                                  TABELA 13 – Porcentagem de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental com pontuação acima do nível considerado adequado na Prova Brasil

                                                                                   

                                                                                  48

                                                                                  TABELA 14 – Taxas de rendimento – Anos Finais do Ensino Fundamental

                                                                                  49

                                                                                  TABELA 15 – Porcentagem de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental com pontuação acima do nível considerado adequado na Prova Brasil

                                                                                   

                                                                                  50

                                                                                  TABELA 16 – Taxas de rendimento – Ensino Médio

                                                                                   50

                                                                                  TABELA 17 – Porcentagem de professores da Educação Básica com curso superior

                                                                                  61

                                                                                  TABELA 18 – Porcentagem de professores dos anos finais do ensino fundamental que tem licenciatura na área em que atuam

                                                                                   

                                                                                  61

                                                                                  TABELA 19 – Porcentagem de professores da educação básica com pós-graduação por tipo de graduação

                                                                                   

                                                                                  63

                                                                                  TABELA 20 – Receita municipal em 2013

                                                                                  67

                                                                                  TABELA 21 – Demonstrativo das despesas da função educação em 2013

                                                                                  67

                                                                                  QUADRO 1- Caracterização do território

                                                                                  13

                                                                                  QUADRO 2 – Demonstrativo da aplicação na manutenção e desenvolvimento do ensino

                                                                                   

                                                                                  22

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                  QUADRO 3 – Recursos Provenientes do Salário Educação no Período de 2011 – 2015

                                                                                  23

                                                                                  QUADRO 4 – Aplicação do FUNDEB na Remuneração do Magistério 2011 a 2015

                                                                                  23

                                                                                  QUADRO 5 – Demonstrativo da Origem das Receitas do Município em 2014

                                                                                  23

                                                                                  QUADRO 6 – Instrumentos de Gestão Democrática existentes no município

                                                                                  65

                                                                                  QUADRO 7 – Caráter do Conselho Municipal de Educação

                                                                                  66

                                                                                   

                                                                                   

                                                                                  SUMÁRIOS DE FIGURAS

                                                                                  MAPA 1 – LOCALIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CABECEIRA GRANDE

                                                                                  12

                                                                                   

                                                                                  1 – INTRODUÇÃO

                                                                                    

                                                                                  O Plano Municipal de Educação (PME) de Cabeceira Grande – MG é um documento referência que orientará o desenvolvimento educacional, com diretrizes, metas e estratégias para o período de dez anos – 2015 a 2025 – e se constituirá em referencial permanente para as orientações educacionais, através da Secretaria Municipal de Educação. A elaboração do PME envolveu diferentes esferas sociais, culturais, políticas e educacionais para obter uma visão real das necessidades e problemas sociais da comunidade local. Entendendo a educação como um processo contínuo e permanente, este documento configura o resultado do trabalho coletivo da sociedade e parceria entre profissionais dos diferentes segmentos e setores da sociedade que auxiliaram na busca de informações para melhor representar as necessidades e anseios da população com relação à educação no município.

                                                                                                De acordo com as orientações contidas nos documentos legais, Constituição Federal de 1988, Lei Nº 9394/96, de Diretrizes e Bases da Educação - LDB, Lei Federal Nº. 10.172, Constituição Estadual de 1989, a elaboração do PME iniciou com a criação do Decreto Municipal nº 1.691, de 12 de março de 2014, que atualiza a composição dos membros do Conselho Municipal de Educação, seguida do Decreto Nº 1.850, de 16 de abril de 2015 que institui a Comissão Representativa da Sociedade e a Equipe Técnica responsável pela elaboração do Plano  Municipal de Educação de Cabeceira Grande, em conformidade com o disposto na Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que “Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE”. A Equipe Técnica criou subgrupos de trabalho envolvendo os profissionais dos diferentes segmentos públicos para realizar as pesquisas e coletar dados para a fundamentação teórica que nortearia a elaboração do diagnóstico inicial e todo o processo de criação do PME. Os grupos de trabalho ficaram responsáveis pela definição de metas e elaboração das estratégias, sendo os grupos organizados em coerência com a atuação profissional e, consequentemente, áreas de maior afinidade. Os temas ficaram assim divididos: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Alfabetização, Educação em Tempo Integral, Aprendizado adequado na Idade Certa, EJA integrada à Educação Profissional, Educação Profissional, Educação Especial Inclusiva, Elevação da escolaridade/diversidade, Valorização dos profissionais da educação, Formação dos Professores, Formação Continuada e Pós-graduação, Remuneração do Magistério, Plano de Carreira, Ensino Superior, Gestão Democrática e Financiamento, deixando o trabalho de pesquisa para os grupos de profissionais que atuam nos setores condizentes ao tema.

                                                                                  Em cumprimento a todas essas determinações legais, Cabeceira Grandeinicia em 12 de março de 2014, o trabalho de elaboração do seu Plano Municipal de Educação, que deverá estar aprovado e publicado ate 24/06/2015,com a participação da Equipe Técnica e da comissão constituída por representantes de diferentes segmentos da sociedade. Numa parceria entre a Superintendência Regional de ensino, Secretaria Municipal de Educação e profissionais da educação, iniciou a organização e coordenação dos trabalhos.  O Plano Municipal de Educação de Cabeceira Grande é o resultado de um processo democrático de construção, que ora apresentamos e entregamos à sociedade e será o documento orientador de todas as políticas de educação do Município.

                                                                                   Cria-se através do PME o referencial para a discussão e decisão de compromissos e ações necessários ao desenvolvimento e melhoria da qualidade da educação do município. Este espaço de discussão será constituído pelas autoridades educacionais, pelo poder público constituído, por diferentes segmentos da educação e por representantes de todos os outros setores organizados da sociedade envolvidos com a educação: mídia, igrejas, sindicatos, empresas, e famílias.

                                                                                  Por fim, faz-se necessário esclarecer que este não é um plano para o Sistema Municipal de Educação ou para a gestão atual, mas um plano de longo prazo para a educação do Município. Coerente e cooperativamente integrado e articulado aos Planos Nacional e Estadual, o Plano Municipal de Educação de Cabeceira Grande passa a partir de sua publicação, ser documento de referência para as políticas educacionais do município, com fundamentação teórica para todos os níveis e modalidades de ensino, buscando um atendimento de qualidade para todas as demandas locais. Apresenta questões de gestão e financiamento e de formação e valorização do magistério da Educação Básica e, no último capítulo, propõe formas para o seu acompanhamento e avaliação. Sabe-se, entretanto, que o cumprimento das metas nele estabelecidas dependerá da colaboração entre as instâncias do poder público: União, Estado e Município, mas, sobretudo, da capacidade de mobilização da sociedade Cabeceirenseem busca do atendimento das suas necessidades e expectativas. Em função disso, no momento em que como agente público o entregou à sociedade Cabeceirense, conclamamos a cada cidadão envolvido a se assumir como seu signatário, tornando-se responsável por fiscalizar a sua execução, para que este município continue sendo exemplo de uma educação de qualidade.

                                                                                   

                                                                                  2 – CARACTERIZAÇÃO DO MUNICIPIO

                                                                                             

                                                                                  Cabeceira Grande é uma cidade pequena, recentemente emancipada, que se localiza na região Noroeste de Minas. Seu clima é instável e a vegetação predominante é o cerrado. A proposta de educação aqui elaborada para o período de dez anos passa pelas características físicas, históricas, sociais e educacionais, segundo as características do município.

                                                                                   

                                                                                  2.1 - ASPECTOS GERAIS

                                                                                   

                                                                                  Mapa de localização do município e cidades com as quais faz divisa territorial:


                                                                                    MAPA 1 – LOCALIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CABECEIRA GRANDE

                                                                                      Fonte: Observatório do PNE, 2015.

                                                                                      Cabeceira Grande é um município novo por sua emancipação Político Administrativa, com grande potencial agrícola e pecuária, que é a base de sobrevivência da população.

                                                                                      A história político-administrativa do município inicia-se com a criação do Distrito de Cabeceira Grande através da Lei Nº. 2.764 de 30 de Dezembro de 1.962, como 3º distrito do Município de Unaí - MG. Adquiriu foro de cidade com a emancipação conferida pela Lei 12.030 de 12 de Dezembro de 1995 e foi instalado em 1º de Janeiro de 1997.

                                                                                      Pela Lei Municipal nº 059, de 01 de junho de 1999, é criado no território deste município, o distrito de Palmital de Minas com sede no povoado de Palmital. Os limites distritais elaborados pelo Instituto de Geociências Aplicadas – IGA

                                                                                      determinam as divisões territoriais com início no Rio Preto, na foz do Ribeirão Jabuticabas, e alcança a cabeceira do Córrego Moreira e desce até sua  foz no Rio Bezerra. Definidos assim os limites territoriais entre o Distrito e o Município.

                                                                                       

                                                                                       

                                                                                       

                                                                                      QUADRO 1 – Caracterização do território

                                                                                      Área

                                                                                      IDHM 2010

                                                                                      Faixa do IDHM

                                                                                      População (Censo 2010)

                                                                                      1031,52 km²

                                                                                      0,648

                                                                                      Médio (IDHM entre 0,600 e 0,699)

                                                                                      6.453 hab.

                                                                                      Densidade demográfica

                                                                                      Ano de instalação

                                                                                      Microrregião

                                                                                      Mesorregião

                                                                                      6,26 hab/km²

                                                                                      1997

                                                                                      Unaí

                                                                                      Noroeste de Minas

                                                                                      Fonte: Atlas Brasil 2013

                                                                                       

                                                                                      O Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) - Cabeceira Grande é 0,648, em 2010, o que situa esse município na faixa de Desenvolvimento Humano Médio (IDHM entre 0,600 e 0,699). O hiato de desenvolvimento humano, ou seja, a distância entre o IDHM do município e o limite máximo do índice, que é 1, foi reduzida em 73,79% entre 2000 e 2010. Nesse período, a dimensão cujo índice mais cresceu em termos absolutos foi Educação, seguida por Renda e por Longevidade.

                                                                                       

                                                                                      2.2 - ASPECTOS DEMOGRÁFICOS

                                                                                       

                                                                                      O Município de Cabeceira Grande localiza-se na região Noroeste de Minas e faz divisa com o Estado de Goiás e Distrito Federal, tendo distância de 120 km entre o município e Brasília. O acesso às cidades vizinhas é facilitado através da rodovia Unaí Brasília via Cabeceira Grande e Palmital de Minas. Sua extensão territorial (km²) é de 1.031,409 km², abrigando o Distrito de Palmital de Minas e os povoados de Bom Sucesso, Pau Terra e Vão do Moreira. 


                                                                                        GRÁFICO 1 – Taxa de crescimento anual – 2000 e  2010